COMO ESCOLHER FLORES COMESTÍVEIS

Oie ! mas que calor...ar condicionado seu lindo !

 E para combinar com esse calor todo, o post de hoje é resfrescante!

Hoje vou falar sobre algo dá um toque de glamour em qualquer prato, mas que precisamos tomar alguns cuidados. O que você sabe sobre flores comestíveis ?

Fala aí, você muitas vezes já não saiu atrás de um vasinho de flor para embelezar um dos seus pratos? eu já ! e ficou DIVINE! rs

Bom vamos ao que interessa entonces! depois você me conta sobre suas experiências com flores comestíveis, tá bom ?

Pode parecer estranho, exótico, mas as flores frequentam nossos pratos há muito tempo. Couve-flor, brócolis, alcachofra, flor de abóbora e até mesmo o açafrão, são nossos velhos conhecidos. As flores do momento são outras. Estamos falando das rosas, begônias, capuchinha, amor perfeito, alfazema, gerânio, cravina e até tulipas, que saem dos vasos e hoje são ingredientes de muitas receitas dando um toque requintado à gastronomia.

Mas como cuidado nunca é demais, principalmente quando o assunto é alimento, é preciso saber quais são as espécies de flores utilizadas para consumo e se são cultivadas especialmente para esta finalidade. Algumas podem ser facilmente encontradas em mercados.

Como apresentam consistência delicada e sabor sutil é preciso ter cuidado ao escolher os temperos e acompanhamentos para que o gosto da flor seja percebido.

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas ideias para o seu uso.

Imagem:Mango Flan 7779.jpg 

Dicas:
  • uma regra geral é que as flores de verduras e ervas são seguras para consumo. Verifique antes, pois há exceções. Leia os avisos abaixo.
  • há muito mais flores comestíveis do que as listadas aqui. Algumas delas incluem crisântemos, lírios, jasmim e outros.
  • flores podem ser guardadas na geladeira por até 10 dias, se estiverem bem fechadas. Coloque uma toalha de papel úmida dentro do recipiente com as flores.

Avisos:
  • evite consumir flores em que tenham sido usados pesticidas. Se não tiver certeza, evite-as. Não coma flores vindas de floristas - elas podem ter sido borrifadas com produtos químicos.
  • venenosas - Lírios do vale, azaléias, dedaleira, espirradeira, narcisos e outras. Evite-as e aprenda a reconhecê-las.
  • evite - as flores do tomate, batata, berinjela, pimentas e aspargos.
  • se estiver em dúvida, não use.

Ecolhendo as flores

1 - Decida para que você quer flores comestíveis. Alguns exemplos incluem:



  • Saladas, verduras e frutas.
  • Doce de flores (doce de violetas, rosas açucaradas ou lavanda são doces à moda antiga deliciosos).
  • Adicionar ao picles, geléias, vinagretes, caldas, açúcar, etc.
  • Panificados, como biscoitos, bolos e pães.
  • Sobremesas, como sorvetes, cheesecake, tortas, etc.
  • Para decoração, guarnição de pratos e bolos, entre outros.

  • 2 - Familiarize-se com algumas das flores culinárias mais comuns. A lista a seguir não é muito aprofundada, mas ajuda a indicar que tipos de flores são adequadas:

    Capuchinha (tropaeolum majus) - estas flores perenes são as favoritas para saladas de verão. Fáceis de cultivar, elas trazem uma explosão de cor a qualquer salada. Elas são boas recheadas, cristalizadas ou como ornamento. Possuem um gosto ligeiramente apimentado. As sementes podem até ser usadas para substituir pimentas tradicionais. A planta inteira é comestível.

      Lavanda - Lavanda é ideal para vários usos culinários, que incluem chá, biscoitos, xaropes, bolos, cheesecakes, sorvetes, geléias, tortas, vinho, vinagrete - a lista é enorme. A lavanda dá seu próprio sabor, junto com alguns tons cítricos.

    Violetas - As violetas são ideais para adicionar a uma ampla variedade de alimentos, além de servirem para propósitos decorativos. Algumas idéias incluem doce de violeta, chá, bolo e xarope de violeta. Elas podem ser incluídas em saladas, geléias, manteiga ou para dar sabor ou servir de ornamento. Procure pela variedade "viola odorata".

    Pétalas de rosas - Pétalas de rosas são conhecidas pelos seus usos culinários, como em xaropes, decorações ou coberturas, sorvetes, ornamentos, geléias, manteiga, gelo e muito mais. A água de rosas é um uso famoso para as pétalas de rosas.
    Amor Perfeito - flores delicadas que são boas para adornar saladas. Outros usos incluem deixá-la sobre a sopa, decorar sobremesas e enfeitar pratos. Não deixe de considerar o seu papel em saladas de frutas ou qualquer outro tipo de salada. Amor-perfeito tem um sabor ligeiramente adocicado.

     Hibiscos - apropriado para saladas e para fazer xaropes e algumas bebidas alcoólicas. Há um certo toque cítrico e frutado no hibisco, mas ele é ligeiramente ácido; por isso, use com moderação.


    Flor de cebolinha - são excelentes para dar sabor e dar um toque acebolado. Flores de alho também são boas, dando um toque de alho à sua salada ou prato.


    Malmequer - bons em saladas, onde dão um toque de dourado à coloração.


    Dente de leão - ficam deliciosos na salada se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas têm um sabor doce, parecido com mel.
     Cravos - têm um sabor doce, parecido com noz-moscada. Sugerido para saladas e ornamentos.


    Petúnias - as petúnias de jardim comuns têm flores com gosto moderado. Boas como ornamento.

    3- Prepare as flores. Existem várias coisas a fazer antes de poder usar as flores

    Colha as flores. O melhor momento para colher flores é logo após o orvalho ter secado, logo de manhã. Ou então, no fim da tarde, após o calor do sol ter baixado, se as flores aparentarem estar em boa condição. Não colha as flores no meio do dia, ou o calor pode secar o sabor e causar uma perda de sabor e cores.

    Remova os estames e pistilos. Se forem muito evidentes (em flores grandes), remova-os. Partes brancas e estames e pistilos grandes normalmente são amargos e não devem ser mastigados.

    Lave as flores. Agite as flores para remover insetos, detritos e terra. Inspecione com cuidado para ver se as flores estão sujas e lave-as com água gentilmente, usando um coador de chá. Ou então, use um spray de água com delicadeza, pois as flores se machucam com facilidade. Se a flor for especialmente delicada, basta mergulhá-la brevemente.

    Seque com toalhas de cozinha. Use toalhas de papel e deixe secar no ar.

    4 - Use as flores de acordo com a receita ou conforme as suas necessidades. Siga a sua receita favorita para as flores em questão. Procure por receitas online ou em livros, usando o nome da flor como parâmetro de busca. Depois que tiver testado algumas receitas, deixe suas impressões e receitas pessoais na página de discussão do artigo. Se estiver usando flores para ornamentos, experimente arranjos diferentes. Algo que ajuda muito é tirar fotos dos seus arranjos, para lhe inspirar no futuro.

    5 - Aprenda mais sobre as flores comestíveis. O uso de flores comestíveis está voltando a se tornar bem popular, depois de ter saido de cena por um tempo. Aprenda como os outros estão usando as flores na internet, em bibliotecas e livros de receitas. Você pode procurar em jardins botânicos, universidades, dentre outros lugares.


    E aí, tudo certo para deixar seus pratos além de saborosos com toque todo especial proporcionado pelas flores ?

    THE END


    4 comentários:

    1. que dica legal.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Pois é Mariana, não devemos simplesmente "assaltar" os vasinhos de flores por ae....obrigada pela visita! volte sempre, beijo!

        Excluir
    2. Dicas ótimas....vou mandar no deu e-mail um material sobre esse tema. Dai de vc gostar pode publicar. Parabéns pelo blog, de fato uma bela fonte de inpiraçao e ótimo conteúdo. bj

      ResponderExcluir

    Copyright © DONNA ASSESSORA

    Todos os Direitos Reservados