Finger Food e Mini Porções


Estou sempre recebendo emails de noivas com perguntas e dúvidas, sobre cardápios para o casamento. Achei interessante fazer um especial sobre o assunto aqui no blog,

Será um post mensal, respondendo algumas dúvidas sobre cardápios, e aproveitando para dar algumas dicas. Para o primeiro post selecionei algumas perguntas e dúvidas sobre finger food e mini porções ou petit porções. Espero que gostem!


1. O que é Finger Food?

Finger Food são duas palavras em inglês (finger=dedos food=comida),que significa, comer com as mãos. São deliciosos petiscos servidos sem prato, garfo ou faca.

Colherzinhas, palitinhos, copinhos entre outros diminutivos, são a base para um cardápio montado neste estilo.

A Finger Food é sofisticada, saborosa e prática, surpreende seus convidados pela elegância e permite que as pessoas comam em pé.

2. O que são mini porções e como devem ser servidas?

As Petit Porções ou mini porções são receitas e pratos sofisticados, servidos em panelinhas, potinhos, taças, colheres de porcelana e etc…exemplo: carpaccio, escondidinhos, pastas, saladinhas, risotinhos, etc.

3. Finger Food deve ser disposta em uma mesa, ou servida pelo garçom? Como eu sirvo?

Os Finger Foods tanto podem ser servidos em bandejas pelos garçons ou também podem ser dispostos em louças especiais em ilhas e aparadores.





4. Posso servir mini porções em um casamento elegante à noite? Como sirvo aos convidados?

Sim, hoje existem louças especiais para Petit porções, que agregam muito ao visual da festa, dando ainda mais estilo ao evento. Podemos sugerir um cardápio com bastante variedade para agradar a todos os convidados.

5. É necessário servir mais de uma opção de mini porções?

Não é necessário, devemos porém lembrar que por serem pequenas porções o ideal é que se ofereça maior variedade, isto vai depender do perfil do evento e do quanto se quer gastar, o único cuidado que se deve ter neste caso, é de escolher um prato que agrade a maioria dos convidados.

6. Posso servir Finger Food e mini porções?

Os Finger Foods ficam muito bem como entrada e as petit porções como o prato principal.






7. Qual a melhor opção para um casamento de dia?

Uma opção sempre elegante, servida geralmente em casamento de manhã ou à tarde é o tradicional “Bolo com Champagne”, mas quem deseja uma reunião um pouco mais longa o ideal é um coquetel com canapés, Finger Foods, doces e bolo.

8. Como faço o cálculo da quantidade que deve ser servida por pessoa?

É muito variável, depende do horário, do cardápio e do perfil dos convidados, um exemplo para um coquetel à tardinha, no verão onde serão servidos canapés/finger, canapés quentes e docinhos….calculo por pessoa, 15 canapés/finger 4 quentes e 7 docinhos.

9. Posso economizar servindo Finger Food, e mini porções, ao invés de um jantar completo?

Se a intenção é reduzir o orçamento, este coquetel não deve ser servido no horário do jantar e sim num final de tarde, não esquecendo de informar no convite que após a cerimônia haverá um coquetel. Se a intenção é realmente um orçamento bem enxuto, a própria família pode organizar o coquetel, encomendando os produtos e os dispondo em lindos aparadores e ilhas. Hoje existem muitas empresas de locação de material para festa, o que facilita o serviço, uma dica é contratar os garçons para servir a bebida e fazer a reposição dos canapés/finger e montar uma linda mesa de doces e bolo.

Mas um coquetel com canapés, finger foods e doces sempre vai custar menos do que um jantar completo. Para sugerir um cardápio, sempre levamos em consideração a estação que ocorrerá o evento, o horário, o perfil da festa e dos convidados e o local.

THE END



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © DONNA ASSESSORA

Todos os Direitos Reservados