Como Ser Uma Anfitriã Ligth

Ontem a noite, pensando que segunda-feira é um novo dia para recomeçar minha dieta e passar a comer melhor, lembrei de como é difícil estar em uma festa e tentar se manter saudável.


 Acho que um dia de escape não deve fazer mal nenhum se seguirmos uma dieta certa toda a semana, mas tem vezes que mais parece que as festas começam na quinta-feira e só terminam no domingo, o que fazer?

Bom, se está nesta rotina de comer direito, é melhor se programar antes de fazer suas aparições, controlar porções e fazer escolhas inteligentes, correto? Mas e se a anfitriã é você?

Só porque está de dieta, não quer dizer que todos os seus convidados devem seguir seu plano alimentar, eu já tentei trocar o norma pelo integral e não foi bem aceito (arroz, macarrão, pão) principalmente porque as pessoas veem essas reuniões como desculpa para se jogarem no proibido. Queijos, molhos, petiscos, carnes.

Bolei algumas estratégias que podem deixar sus convidado satisfeitos, mas apenas fazendo pratos leves e saudáveis, porque ninguém merece passar vontade em sua própria casa!

Uma boa apresentação é tudo! Comemos com os olhos antes de saborearmos, então engane seus convidados com petiscos lindos e coloridos, servidos em pratos trabalhados e potinhos individuais. Monte na mesinha de centro palitinhos de legumes com molho de iogurte temperado com ervas e alho.




São frescos e crocantes, ficam uma delícia! Corte pepinos, tomates, cenouras, abobrinhas, aspargos, rabanetes…

 Outra delícia que pode ser servida fresquinha ou saída do forno é a brusqueta!

 

Torre fatias de pão italiano “sujas” de alho e sirva com complementos a parte. Tomates frescos temperados com pimenta do reino, sal, manjericão e balsâmico e cogumelos frescos refogados são boas opções.

 Para poucos convidados as duas opções acima de entradas são suficientes, mas se for receber um número maior de pessoas uma terceira opção pode ser sopa fria, ou gaspacho.

 

Pode ser de tomates, cenoura, alho porró ou como no exemplo da foto, ervilhas frescas (nada de ervilha enlatada!!!). Com uma boa receita elas podem ser saborosas e refrescantes, perfeito para nosso clima tropical! Sirva em uma sopeira grande bem decorada com bowls ao lado, em xícaras, em potinhos charmosos, em garrafinhas, taças.



Dando inicio ao seu almoço ou jantar, independente desta historia de dieta, comece com uma salada bem gostosa, coerente com a refeição que virá em seguida.




Como será uma refeição leve, dá para mesclar junto as folhas verdes alguns legumes, que funcionam como acompanhamentos também. Vagem, couve-flor, grão de bico, brócolis e cenouras ficam deliciosos quando assados e/ou grelhados!



Escolha proteínas com baixo teor de gordura, mas ricas em sabor. O peito de frango é um clássico, mas bem sem graça para uma reunião especial, concordam? O filet mignon suino é uma excelente escolha, tem baixíssima caloria e gordura e foge da rotina.





Virei fã desde que revirei as gondolas do açougue procurando uma carne leve, é uma carne gostosa e fácil de fazer. Eu encontro ela já temperada, mas sempre acrescento um pouco de alho e suco de laranja para incrementar seu sabor. Dá para fazer grelhado, em medalhões e assada por inteiro!

Como um ultimo acompanhamento, para ninguém reclamar que passou fome na sua casa, um purê de batata doce.




Eu fiz  e foi um sucesso, apenas fervi elas junto a uns dentes de alho até ficarem macias, depois espremi (junto com o alho já cremoso) e misturei ao leite desnatado, uma colher de manteiga light, sal, pimenta do reino e noz moscada.

Se preferir, dá para seguir o mesmo passo-a-passo com a couve-flor, outro purê light cheio de sabor!

Como a sobremesa não pode ficar de fora, e se conseguimos nos comportar até agora, vale uma opção de baixa caloria e bem gostosa, como os picolés Diletto.




Traga-os em uma vasilha com bastante gelo, cada um se serve de quantos quiser, vale comprar vários de vários sabores! São gostosos, cremosos e super leves, adoro o de chocolate 70% e o de morango, menos de 100 cal. por palito, um deleite livre de culpa!

 

Dica: Os picolés Diletto desmancham muito rápido, então mantenha-os na embalagem (que é linda) na sua apresentação.

Dá para ser uma anfitriã light e dedicada, aposto que nenhum dos seus convidados sairá da sua casa com a impressão que passou por um spa, morrendo de fome!
THE END

daqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © DONNA ASSESSORA

Todos os Direitos Reservados