Como Montar sua própria Degustação de Vinhos

Mesmo que não seja um expert no assunto, basta já ter provado alguns e gostar do assunto para fazer uma reunião inusitada e com certeza inesquecível.






















12 dicas para fazer sua própria degustação de vinhos!


Mesmo que não seja um expert no assunto, basta já ter provado alguns e gostar do assunto para fazer uma reunião inusitada e com certeza inesquecível.

1) Reúna poucas pessoas. Como a festa é focada na opinião de todos, requer espaço e parafernália específica, não exagere chamando deus e o mundo, caso tenha muitos amigos que gostariam de participar, reúna várias reuniões com grupos diferentes.

2) Muitas taças. Para uma boa degustação, cada convidado deve ter uma taça para cada vinho, por isso voltamos ao primeiro item, poucos convidados. Nesse caso, cada um pode levar suas taças ou alugue a quantidade necessária para a degustação, por exemplo: Se você irá servir 6 vinhos, separe 6 taças para CADA convidado. IMPORTANTE: Todas as taças devem ser transparentes, para que se veja bem a coloração, e nunca misture os vinhos na mesma taça.

3) Guardanapos brancos. Use os de tecido nessa cor para que todos possam analisar corretamente a cor do vinho servido, mais rubi ou amadeirado, por exemplo. Novamente isso nos remente ao aviso acima para a transparecia das taças e coloração branca dos guardanapos.

4) Decoração simples. O foco é a reunião em torno do tema, portanto qualquer decoração excessiva irá tirar o foco da festa. Uma casa bem arrumada e um espaço bem montado são mais do que suficientes.



5) Temática. Bole temas diversos para as reuniões como, degustação devinhos chilenos, ou vinhos brancos, ou até degustação de vinhos premiados são exemplos de temas interessantes.

6) Parafernália. Calma, não se assunte! Mas é legal montar, ou alugar, um joguinho de decanter, termômetro, para gotas, etc.


7) Fora perfume! Não coloque nada que possa atrapalhar o momento de sentir as notas e aromas do vinho, portanto nada de flores, velas aromáticas e muito perfume.

8 ) Pouca música. Se não fizer questão, nem coloque, mas como haverá muitos momentos em silencio, para que não fique muito incomodo, deixe uma musica leve e bem baixa para não desconcentrar ninguém.

9) Planilha. Não é trabalho de escolha, mas pense em fazer uma planilha de todos os tópicos que precisam ver no vinho, como aroma, coloração, álcool…, seguido do nome dos que serão servidos.

10) Marcador de copos. Para ninguém confundir seu copo com o do vizinho e nem misturar as taças antigas, considere improvisar marcadores como adesivinhos da haste, ou canetas que saem na água, pensando em uma cor para cada participante e uma sigla para cada vinho.


11) Água. Em todas suas festas é importante servir água, mas nessa é indispensável. Só pode ser natural (não pode tomar água com gás) e sem muito gelo. Primeiro ela ajuda a quebrar o efeito do álcool, mas também limpa o paladar na hora da degustação.

12) Nada de comidas ou petiscos. Se for servir, só depois de tudo, já que os cheios e sabores dos alimentos podem atrapalhar, e muito, a degustação. Procure recomendar aos convidados que comam algumas horas antes da festa coisas leves e pouco temperadas.

13) Esse é um extra, mas importante! Providencie taxi para todos irem e voltarem, dirigir sob o efeito do álcool é perigosíssimo, além de ilegal, então para dar sua festa bem tranquilo, deixe tudo no esquema!

Já estão se sentindo profissionais no assunto? Ainda tem muita coisa que envolve o tema, como não sou nenhuma expert também, não vou me estender demais no tema, mas como uma boa amante anônima, vale as dicas para todo mundo poder ter uma reunião legal e criativa como essa.
THE END

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © DONNA ASSESSORA

Todos os Direitos Reservados