Meus Parabéns ! festa de aniversário em casa.

Meus parabéns

Fazer uma festa de aniversário em casa é a oportunidade ideal para reunir a família e os amigos em um encontro inesquecível!
      
Meus parabéns


Era assim: dias e mais dias de preparativos, com muita gente envolvida. Para fazer uma festa de aniversário, a mãe coordenava os trabalhos e, claro, era responsável pelo bolo. Os filhos faziam e enrolavam os docinhos, enquanto as tias pegavam cola, tesoura e papel crepom para a decoração. Amigos e vizinhos chegavam com suas especialidades: sanduíches, enroladinhos, uma torta salgada. Desse jeito (delicioso), as festas de aniversário aconteciam há algumas décadas. O dia mais esperado para apreciar as delícias que só apareciam quando alguém mudava de idade.

Sobre a mesa, o grande rei era o bolo, que podia ser dividido em pacotinhos de papel-alumínio, que escondiam a massa úmida, regada com coco, açúcar e amor. “Eu me lembro do bolo de baba de moça coberto com muito coco fresco”, diz a chef Heloísa Bacellar, uma apaixonada pelas festas caseiras. “Também tinha cuscuz, carolina recheada com patê, quindim, beijinho. E era uma delícia quando sobravam os sanduíches, que minha mãe embrulhava em papel-alumínio para comer no dia seguinte”, conta.

Ela gosta tanto do parabéns à moda caseira que pesquisou suas receitas e dedicou a elas um capítulo inteiro de seu livro Entre Panelas e Tigelas ­– A Aventura Continua (editora DBA). Entre salgados e docinhos de dar água na boca, a chef salpica as próprias recordações, que trazem brigadeiros meio tortos, canudinhos de massa que parece de pastel e uma mãe que sabia a técnica certa para cortar o bolo. “A molecada adora o enroladinho de salsicha, com uma massa semifolhada com catupiry”, conta Heloísa. Assada com a salsicha, a massa espalha um aroma tão irresistível ao redor do forno que costuma ser defendida com beliscões maternos para que as crianças não “roubem” os pãezinhos quentes. E, já que esta é a Sorria de 4 anos, inspire-se em nossa festa de aniversário e convide os amigos a preparar um saboroso encontro!



BOLO TOALHA FELPUDA
Ingredientes para o bolo
• 4 ovos
• ¾ de xícara de óleo vegetal
• 200 ml de leite de coco (ou 1 vidro pequeno)
• 2 xícaras de açúcar
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento
• Manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar

Para a Calda e cobertura
• 1 xícara de leite condensado
• 1 xícara de leite de coco
• ½ xícara de coco seco ralado (60 g)

Modo de preparo Aqueça o forno a 180 ºC (médio), unte uma assadeira retangular com manteiga e polvilhe com farinha. No liquidificador, bata todos os ingredientes para o bolo até obter uma massa homogênea. Leve ao forno por 40 minutos, até que a massa esteja firme e dourada. Deixe esfriar por 5 minutos e, enquanto isso, aqueça o leite condensado e o leite de coco numa panelinha, misturando de vez em quando. Deixe ferver e engrossar por uns 4 a 5 minutos, até ficar com a consistência de mingau. Regue o bolo ainda quente com a calda e, por cima, espalhe o coco ralado. Deixe o bolo esfriar, divida com uma faca em 24 quadrados, embrulhe cada um em papel-alumínio e leve à geladeira por pelo menos 3 horas. Sirva gelado.

ENROLADINHO DE SALSICHA

Ingredientes
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 colher (chá) de sal
• 250 g de queijo cremoso catupiry (1 embalagem)
• 50 g de manteiga gelada em cubinhos
• 30 minissalsichas
• 1 gema para pincelar

Modo de preparo

Numa tigela, coloque a farinha, o sal e a manteiga e esfarele com a ponta dos dedos até obter uma farofa. Junte o queijo e trabalhe até formar uma massa macia, não pegajosa, que descole das mãos (adicione mais farinha, se necessário). Envolva em filme plástico e leve para a geladeira por, pelo menos, 2 horas, ou, no máximo, por 2 dias. Enquanto isso, coloque as salsichas numa panela média, cubra com água, ferva por 1 minuto e escorra. Com um rolo, abra a massa sobre uma superfície enfarinhada até obter um retângulo de uns 25 cm x 30 cm. Com uma faca, divida em 30 tiras de 1 cm de largura. Enrole cada salsicha com uma tira de massa, mas deixe as pontas aparecendo. Coloque em uma assadeira, pincele com a gema diluída em 2 colheres (sopa) de água e leve à geladeira por 15 minutos, enquanto o forno aquece a 180 ºC. Asse os enroladinhos por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada e crocante.


2 comentários:

Copyright © DONNA ASSESSORA

Todos os Direitos Reservados